Fórum L’Habitat Portugal – Senegal2021-10-11T09:50:59+00:00

Fórum L’Habitat Portugal – Senegal:

Conferência 07 Outubro | 10:00h – 13:30h

Auditório Multiusos FIL | Tektónica | Pav. 2

ENQUADRAMENTO

O evento “Forum de l’Habitat Portugal Sénégal” resulta da iniciativa conjunta da Embaixada do Senegal em Portugal, da Fundação AIP – Salão Tektónica e da  CCIPS|AO – Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e Africa Oeste em Dakar,  a qual é institucionalmente apoiada pela AICEP Portugal.

A relevância e dimensão económica e política desta iniciativa, classifica-a como essencial para os interesses portugueses e senegaleses. O “Forum de l’Habitat Portugal – Senegal “ é considerado pelas tutelas de ambos os países, um acontecimento “chave” para o sector da Construção e Infraestruturas, e em consequência para as relações bilaterais.

FORMATO ORGANIZACIONAL E COMPOSIÇÃO DE DELEGAÇÃO

 A organização logística e operacional do evento está a cargo de uma Comissão Organizadora, cabendo à CCIPS |AO a sua implementação no terreno, quer em Portugal quer no Senegal.

Em Portugal o evento é acolhido pela Fundação AIP- Salão Tektónica e pela Embaixada do Senegal, evento que decorre entre os dias 6 e 9 de Outubro, sendo as datas previstas para deslocação da delegação senegalesa entre os dias 4 e 10 de Outubro.

O evento é composto por dois momentos distintos, designadamente pela “Conferência” de dia 7 de Outubro, entre as 10:00h e as 13:30h no auditório Multiusos FIL,  e pela instalação de  um “Pavilhão do Senegal”,  integrado no Salão Tektónica que decorre de 6 a 9 de Outubro na FIL em Lisboa.

A delegação senegalesa, a maior registada desde a visita presidencial do Senegal a Portugal em 2015, é composta por um conjunto de empresas e instituições representativas do sector da construção, imobiliário e sector bancário, que se fazem representar neste Fórum ao mais alto nível.

Está confirmada a presença de representantes dos Ministérios do Urbanismo e Negócios Estrangeiros do Senegal, onde se incluirá o Programa nacional senegalês denominado “100.000 Logements” , que será apresentado formalmente pelas autoridades do Senegal através da agencia de promoção senegalesa APIX.

SECTOR PRIVADO E CORPORATIVO DO SENEGAL

 A CCIPS |AO, em conjunto com as demais entidades organizadoras, reuniu um conjunto significativo de algumas das empresas que melhor representam o segmento em debate (em ambos os países) , entre outras entidades destacam-se as que se associaram oficialmente à 1ª Edição do Fórum de Habitação Portugal – Senegal :

Do sector Privado:

. Grupo  ADS Senegal SA (Patrocinador Principal)

. Empresa SERTEM

. Empresa S2IMMO

. Empresa Africa Bloom

. Empresa Banco Orabank

. Empresa Banco Atlantico

. Empresa SENREV – Cunha & Barroso

. Empresa Techno-Solaire

. Empresa ClickHouse

. Empresa INOR Ibérica SA

Do Sector Corporativo e Institucional

. Embaixada de Portugal no Senegal

. Embaixada do Senegal em Portugal

. AICEP Portugal

. Min. Urbanismo e Habitação do Senegal

. Min.  Negócios Estrangeiros do Senegal

. DGPU – Polos Urbanos

. CNDT – Descentralização

. Associação do Patronato UNACOIS

. Ordem dos Arquitectos

. Septafricque Media

. RTS – Televisão Nacional do Senegal

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A criação do “Forum de l’Habitat Portugal – Sénégal”, planeado em parceria com o Salão Tektonica para os próximos 5 anos / edições, assume-se como um marco incontornável nas relações bilaterais, designadamente no segmento da Construção e Imobiliário e das Energias Verdes.

De 6 a 9 de Outubro espera-se que a exposição, a conferência e o vasto plano de encontros comerciais bilaterais previstos, promova negócio, gerando novas oportunidade para as empresas participantes e para todos aqueles que se interessem pela internacionalização e amplificação dos seus negócios e atividades no eixo  Europa e região de Africa Oeste, em particular entre os mercados de Portugal e Senegal.

O principal momento desta iniciativa está planeado para o dia 7 de outubro  durante a Conferência “Forum de l’Habitat Portugal – Sénégal” , a qual conta com um painel de conferencistas nacionais e internacionais de elevado prestigio e reconhecimento e que asseguram a apresentação de conteúdos e um debate de grande interesse e pertinência para o sector em causa, seja no panorama das relações europa – áfrica, seja no âmbito dos interesses económicos comuns.

A organização e as autoridades institucionais de ambos os países, depositam uma confiança significativa no sucesso da iniciativa, esperando-se que a mesma contribua decisivamente para o fortalecimento das relações económicas e principalmente, que a indústria e competências portuguesas se possam afirmar como uma alternativa de valor acrescentado para o desenvolvimento do sector da construção e infraestruturas no senegal.


Obs: As intervenções serão maioritariamente em língua francesa

Organização:



O Evento já se realizou, obrigado pela sua visita